Notícias

Aracaju - 15/08/16

Vendas do comércio sergipano recuaram no primeiro semestre do ano

PMC_jun16.jpg

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, apontou que as vendas do comércio varejista ampliado, em junho deste ano, registraram retração de 17,3%, em relação ao mesmo mês do ano passado. O comércio varejista ampliado inclui as atividades de varejo e o comércio de veículos, motos, partes e peças e as vendas de material de construção.  Em relação à receita nominal das vendas, houve recuou de 10%, na mesma base de comparação.

De janeiro a junho deste ano, as vendas do comércio ampliado recuaram 16,5%, enquanto que a receita nominal caiu 7,5%. Ambas as comparações são em relação ao mesmo intervalo de 2015.

Comércio restrito

No comércio restrito, que inclui apenas as atividades do varejo, as vendas, com ajuste sazonal (utilizado para uniformizar os períodos de comparação), registraram queda de 0,2%, na passagem de maio para junho do ano corrente. Quanto à receita nominal, na série com ajuste sazonal, houve retração de 0,9%.

Publicações

Guia de Oportunidades para Investidores

Guia - Serviço de Apoio ao Investidor

Análise da Balança Comercial Sergipana - Fevereiro de 2024

Análise de Balança Comercial Sergipana - Setembro 2018
veja mais

Acompanhe o Sistema FIES nas Redes Sociais

Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 826
Centro Administrativo Dr. Augusto Franco - Edf. Albano Franco - 3° andar
Aracaju/SE - CEP: 49.081-015
Tel. (79) 3226-7418

©2013 NIE. Direitos reservados. Acesso SGW