Aracaju - 05/12/16

ICEI mostra empresários sergipanos otimistas

Sondagem_nov16.jpg

A Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) divulgou a Sondagem Industrial e a Sondagem Indústria da Construção do mês de outubro de 2016. As pesquisas foram criadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o objetivo de conhecer tendências e expectativas dos empresários do setor industrial. Os indicadores apresentados nas pesquisas variam no intervalo de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam evolução positiva ou otimismo, já os valores abaixo desta linha divisória, apontam evolução negativa ou pessimismo.

De acordo com os dados da Sondagem Industrial, segundo os empresários sergipanos, o Volume de Produção, somou 46 pontos no mês em análise, ficando 0,5 ponto acima do volume registrado no mês anterior, o que indica crescimento na produção do período. Porém, os empresários sergipanos não se mostraram otimistas quanto as perspectivas para os próximos seis meses, uma vez que o indicador de perspectiva da Demanda por produto ficou em 48,3 pontos, e o de Compras de matéria-prima ficou em 49,2 pontos, ambos abaixo da linha divisória dos 50 pontos.

A Sondagem Indústria da Construção mostra que, em outubro de 2016, o Nível de atividade recuou, apresentando redução de 3,4 pontos, na comparação com o mês de setembro, o indicador permanece abaixo da linha divisória, somando 45,7 pontos. A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) das empresas sergipanas foi de 74%, acima do usual para o mês e bem acima dos resultados apresentados pelo Brasil (56%) e pelo Nordeste (54%).

A análise do ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial, do mês de novembro de 2016, mostrou que os empresários sergipanos permanecem confiantes e otimistas, uma vez que o índice somou 50,8 pontos, no mês em análise, o ICEI ficou 1,7 ponto maior, o que deixou o índice acima da margem dos 50 pontos. O Indicador de expectativas somou 55,6 pontos, confirmando o otimismo. Além disso, mostraram-se confiantes em relação ao futuro das suas empresas e da econômica brasileira, com os indicadores de expectativas somando 57,9 e 52,3 pontos, respectivamente.

Mais detalhes sobre a Sondagem Industrial, Sondagem Indústria da Construção e ICEI estão disponíveis no site do Núcleo de Informações Econômicas (NIE), da FIES, na página: nie.fies.org.br