Notícias

Aracaju - 27/11/17

Mais de 5 mil empregos foram gerados em Sergipe, no mês de outubro

Emprego_out17.jpg

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), indicou que, em outubro deste ano, houve saldo positivo de 5.491 empregos formais no estado. O saldo é fruto da diferença entre admissões (11.008) e desligamentos (5.517) no mês em análise. Nos dez primeiros meses do ano, Sergipe contabiliza pequeno saldo negativo de 377 empregos.

No mês de outubro, todos os setores registraram saldos positivos, com maior destaque para os setores da Indústria de transformação e da Agropecuária. A Indústria de transformação gerou 2.908 novos empregos, no mês analisado, as atividades de Fabricação de açúcar em bruto e Fabricação de álcool foram os principais responsáveis pelo bom desempenho do setor, os saldos foram de 1.727 e 1.104, respectivamente, em cada atividade. No setor da Agropecuária, o cultivo de cana-de-açúcar gerou 1.728 novos empregos. Ou seja, no mês de outubro o grande destaque, em Sergipe, foi para a indústria sucroalcooleira.

O setor de Serviços, também apresentou ótimo desempenho, com a geração de 444 novas vagas. As principais atividades, vinculadas ao setor de serviços foi a Locação de mão-de-obra temporária (125 novas vagas). Já o Comércio, que gerou 293 novos postos de trabalho, a atividade que mais colaborou para o bom desempenho foi o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com a criação de 128 novas vagas.  As contratações nesse período estão vinculadas às vendas de fim de ano.

O setor de Serviços Industriais de Utilidade Pública (grupo que inclui as empresas responsáveis pela distribuição de serviços essenciais, como água e energia elétrica) também apresentou bom desempenho, com saldo positivo de 117 novos empregos. Os setores da Administração Pública e a Indústria da Construção Civil tiveram resultados modestos, com a criação de 26 e 21 novos empregos, respectivamente. A Indústria Extrativa Mineral, gerou apenas 8 novas vagas de trabalho, no mês em análise.

Emprego nos municípios

No mês de outubro de 2017, foram gerados 1.915 novos empregos no município de Laranjeiras, principalmente na fabricação de açúcar e no cultivo da cana-de-açúcar. O segundo município que se destacou na geração de empregos, no mês em análise, foi Capela, com saldo positivo de 1.571 empregos, principalmente na agropecuária, ou seja, no cultivo da cana-de-açúcar. Em Nossa Senhora das Dores, foram gerados 1.034 novos empregos, principalmente na fabricação de álcool (983 novas vagas).

Publicações

Guia de Oportunidades para Investidores

Guia - Serviço de Apoio ao Investidor

Análise da Balança Comercial Sergipana - 1º Trimestre de 2024

Análise de Balança Comercial Sergipana - Setembro 2018
veja mais

Acompanhe o Sistema FIES nas Redes Sociais

Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 826
Centro Administrativo Dr. Augusto Franco - Edf. Albano Franco - 3° andar
Aracaju/SE - CEP: 49.081-015
Tel. (79) 3226-7418

©2013 NIE. Direitos reservados. Acesso SGW