Aracaju - 30/11/18

ICEI de Sergipe em novembro é o mais alto dos últimos cinco anos

Sondagem_nov18.jpg

A Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) divulgou a Sondagem Industrial e a Sondagem Indústria da Construção do mês de outubro de 2018 e divulgou também o resultado da análise do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do mês de novembro. As pesquisas foram criadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o objetivo de conhecer tendências e expectativas dos empresários do setor industrial. Os indicadores apresentados nas pesquisas variam no intervalo de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam evolução positiva ou otimismo, já os valores abaixo desta linha divisória, apontam evolução negativa ou pessimismo.

A análise do ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial, do mês de novembro de 2018, alcançou 60,9 pontos, o maior valor para o índice desde fevereiro de 2013, quando registrou 61,6 pontos, o que demonstra a recuperação da confiança dos empresários sergipanos, uma vez que o índice teve ampliação de 5,5 pontos, passando de 55,4 para 60,9 pontos, permanecendo acima da linha divisória dos 50 pontos. Já o Indicador de Condições, que reflete as condições atuais da economia, permanece abaixo da margem dos 50 pontos, porém, estão melhores que os resultados do mês anterior.  Quando comparado com o mês de outubro, todos os indicadores de confiança apresentaram crescimento.  O Indicador de Expectativas (para os próximos seis meses) somou 66,8 pontos, crescimento de 6 pontos, mostrando que os empresários estão mais otimistas para os próximos meses, na comparação com o mês anterior.

A Sondagem Industrial de outubro de 2018, aponta que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) das empresas teve ampliação de 3 pontos percentuais, ficando em 69%. Já o indicador referente ao Volume de produção permaneceu com o resultado acima da margem esperada (56,9 pontos), indicando crescimento da produção. Os empresários sergipanos mostram-se mais otimistas, para os próximos seis meses, nos quesitos: Demanda por produtos (58,6 pontos), Compras de matéria-prima (57,2 pontos), e Número de Empregados (51,1 pontos). Já o item Intenção de investimentos (53 pontos), apresentou um aumento significativo de 9,4 pontos, demonstrando assim, que os empresários sergipanos pretendem investir nos próximos meses.

A Sondagem Indústria da Construção, também do mês de outubro, demonstra bons resultados para os indicadores de evolução e expectativas. O indicador de evolução do Número de empregados (49,1 pontos) registrou avanço de 5,3 pontos, se comparado ao mês de setembro, apesar dos avanços, todos os indicadores de evolução permanecem abaixo da margem dos 50 pontos. Os empresários sergipanos da Indústria da Construção estão mais otimistas, uma vez que os indicadores de expectativas ficaram acima dos valores registrados no mês anterior, porém, permanecem abaixo da margem dos 50 pontos. Os destaques foram para os itens: Compra de insumos e matérias-primas (49,7 pontos), Número de Empregado (49,7 pontos) e Novos empreendimentos e serviços (49,2), esses indicadores apresentaram avanços significativos de 7,3 pontos, 8,2 pontos e 8,3 pontos respectivamente, no comparativo com setembro de 2018.

Mais detalhes sobre a Sondagem Industrial, Sondagem Indústria da Construção e ICEI estão disponíveis no site do Núcleo de Informações Econômicas (NIE), da FIES, na página: nie.fies.org.br.