Notícias

Aracaju - 02/07/19

Em junho, confiança do empresário sergipano voltou a cair

Sondagem_mai19.jpg

A Sondagem Industrial de Sergipe elaborada pelo Núcleo de Informações Econômicas (NIE), da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), revelou que a confiança do empresário industrial sergipano voltou a cair. O ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial, do sexto mês do ano, registrou recuou de 0,8 ponto para 56,3 pontos na comparação com o último mês de maio.

No comparativo com maio de 2018, o ICEI situou-se ainda 7,4 pontos acima do observado naquele período. Em relação à média histórica do índice, o valor registrado em junho deste ano ficou 5,6 pontos acima.

Os indicadores apresentados na pesquisa variam no intervalo de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam evolução positiva ou otimismo, já os valores abaixo desta linha divisória, apontam evolução negativa ou pessimismo.

O Indicador de Condições, que reflete as condições atuais da economia, aumentou 0,4 ponto, em relação ao mês anterior, entretanto permaneceu abaixo da margem dos 50 pontos (46,7). O Indicador de Expectativas (para os próximos seis meses) ficou em 61 pontos.

Os dados da Sondagem apontaram ainda que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) das empresas recuou 5,0 pontos percentuais entre abril e maio de 2019, para 62%. No comparativo com o mesmo período de 2018, o índice é 2,0 pontos inferior. O indicador referente ao volume de produção ficou em 48,2 pontos. Os empresários sergipanos mostram-se mais otimistas, para os próximos seis meses, nos quesitos: Demanda por produtos (53,7 pontos), Compras de matéria-prima (54,1 pontos), e Número de Empregado (50,7 pontos).

Sondagem Industria da Construção em maio/19

De acordo com os dados da Sondagem Indústria da Construção, o indicador do Nível de atividade em relação ao usual aumentou 7,2 pontos, para 40,2 pontos, entre maio e abril. Já o Nível de atividade e o Número de empregados, comparados ao mês anterior, praticamente permaneceram estáveis, com 45,5 pontos e 43,7 pontos, nesta ordem.

No entanto, os empresários sergipanos da construção civil mostraram-se mais otimistas, para os próximos seis meses, já que todos os indicadores de expectativas ficaram acima dos 50 pontos, com destaque para o indicador de intenção de investimentos que ficou em 57,1 pontos.

Mais detalhes sobre Sondagem Industrial, Sondagem Indústria da Construção e o ICEI estão disponíveis no site do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) na página: nie.fies.org.br

Publicações

Guia de Oportunidades para Investidores

Guia - Serviço de Apoio ao Investidor

Análise da Balança Comercial Sergipana - 1º Trimestre de 2024

Análise de Balança Comercial Sergipana - Setembro 2018
veja mais

Acompanhe o Sistema FIES nas Redes Sociais

Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 826
Centro Administrativo Dr. Augusto Franco - Edf. Albano Franco - 3° andar
Aracaju/SE - CEP: 49.081-015
Tel. (79) 3226-7418

©2013 NIE. Direitos reservados. Acesso SGW