Notícias

Aracaju - 26/09/19

Sergipe registra saldo negativo de empregos em agosto

Imagem1.png

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados do Cadastro Geral de empregados e desempregados (Caged) da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, revelou que no oitavo mês do ano, foram fechadas 625 vagas de trabalho com carteira assinada no estado. O saldo de agosto decorre da diferença entre 6.937 admissões e 7.562 desligamentos.

Emprego por setor em agosto/2019

A análise dos dados apontou que houve criação de vagas em três dos oito setores econômicos do estado. No setor de Serviços, o saldo positivo foi de 539 vagas de trabalho, seguido do Comércio (+ 85 vagas) e Administração Pública (+ 42 vagas).

O fechamento de vagas ocorreu nos setores: Indústria de Transformação (- 890 vagas), Agropecuária (- 271 vagas), Indústria Extrativa Mineral (- 62 vagas), Serviços Industriais de Utilidade Pública (- 35 vagas) e Construção Civil (- 33 vagas).

Observa-se que houve certa inversão no cenário do emprego setorial: os setores de Serviços e do Comércio, que foram os únicos a registrar fechamento de vagas no mês anterior (julho/19), apresentaram saldo positivo em agosto. Já os setores que assinalaram saldo positivo em julho, tiveram vagas fechadas no mês corrente, exceto o setor de Administração Pública.

Desempenho dos Municípios em agosto/2019

Dentre os treze municípios sergipanos com mais de 30 mil habitantes, cujos dados são disponibilizados para análise, a cidade de Lagarto registrou a maior criação de vagas de trabalho, no mês analisado, com a criação de 167 postos de trabalho. Em Aracaju, o saldo deste mês foi de 64 postos de trabalho.

Publicações

Guia de Oportunidades para Investidores

Guia - Serviço de Apoio ao Investidor

Análise da Balança Comercial Sergipana - 1º Trimestre de 2024

Análise de Balança Comercial Sergipana - Setembro 2018
veja mais

Acompanhe o Sistema FIES nas Redes Sociais

Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 826
Centro Administrativo Dr. Augusto Franco - Edf. Albano Franco - 3° andar
Aracaju/SE - CEP: 49.081-015
Tel. (79) 3226-7418

©2013 NIE. Direitos reservados. Acesso SGW