Notícias

Aracaju - 27/09/19

Utilização da Capacidade Instalada da indústria sergipana reduz em agosto/2019

Sondagem_ago19.jpg

A Sondagem Industrial de Sergipe elaborada pelo Núcleo de Informações Econômicas (NIE), da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), revelou que a confiança do empresário industrial sergipano continua acima da média histórica, mesmo tendo após redução. O ICEI – Índice de Confiança do Empresário Industrial – do nono mês do ano reduziu 3,2 pontos no comparativo com o mês anterior (agosto/2019), alcançando 58,6 pontos.

Os indicadores apresentados na pesquisa variam no intervalo de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam evolução positiva ou otimismo, já os valores abaixo desta linha divisória, apontam evolução negativa ou pessimismo.

Mesmo com a redução, o ICEI manteve-se acima da margem de 50,0 pontos e do valor registrado em maio deste ano, mas ficou abaixo dos mais de 64,0 pontos registrados em fevereiro de 2019. No comparativo com setembro de 2018, os empresários mostraram-se mais otimistas, já que o ICEI ficou 4,9 pontos acima daquele e 7,2 pontos acima da sua média histórica.

O ICEI é composto por dois indicadores: o Indicador de Condições, baseado na percepção do empresário industrial a respeito das condições atuais da economia, e o Indicador de Expectativas, baseado nas expectativas desse empresário para os próximos seis meses. No mês de setembro, o Indicador de Condições ficou em 48,6 pontos, enquanto o Indicador de Expectativas ficou em 63,5 pontos. Ambos apresentaram redução em relação ao mês anterior (3,0 e 3,4 pontos, respectivamente), mas no comparativo com o mesmo mês de 2018 registraram aumento no índice (1,0 e 6,0 pontos, respectivamente). Diferente do Indicador de Condições, o Indicador de Expectativas ficou acima da margem dos 50 pontos, registrando otimismo.

Sondagem Industrial em agosto/19

Os dados da Sondagem Industrial apontaram que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) das empresas caiu 3 pontos percentuais entre julho e agosto de 2019, ficando em 67%. No comparativo com agosto de 2018, o índice é 3 pontos percentuais maior. O indicador referente ao Volume de produção recuou 6,3 pontos em relação a julho último, ficando com 47,8 pontos. No comparativo com agosto de 2018, este indicador encontra-se 5,1 pontos abaixo.

Apesar dos baixos índices do nível de atividade e dos estoques de produtos finais de agosto, os empresários sergipanos permanecem com expectativas otimistas, exceto na Intenção de Investimento. O indicador de expectativa de Demanda por produtos fechou o mês com 58,5 pontos ao recuar 2,2 pontos. Em relação ao Número de empregados, o índice que no mês passado havia aumentado somente 0,1 ponto, subiu 0,3 ponto em agosto na avaliação do empresário, alcançando a estabilidade ao registrar 50 pontos. Já o indicador de Compras de matéria-prima, após leve queda registrada no mês anterior, retomou crescimento em 0,3 ponto e encerrou o mês de agosto com 56,6 pontos. A Quantidade exportada, manteve-se estável e dentro da margem com 50 pontos.

Após ter crescido dois meses seguidos, o índice de Intenção de investimento registrou queda de 2,9 pontos na comparação com julho, atingindo 48,5 pontos. Ainda assim, o índice está 4,1 pontos acima do registrado no mesmo período de 2018.

Sondagem Indústria da Construção em agosto/19

De acordo com os dados da Sondagem Indústria da Construção, o indicador do Nível de atividade em relação ao usual aumentou 1,6 ponto, para 34,6 pontos, entre julho e agosto. Por outro lado, o Nível de atividade comparado ao mês anterior, registrou queda de 7,8 pontos, chegando ao patamar de 41,3 pontos. Já o indicador de evolução do Número de empregados comparado ao mês anterior diminuiu 0,7 ponto, ficando com 42,2 pontos. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI), por sua vez, manteve-se estável com 61%.   

Embora os indicadores de expectativas tenham apresentado queda no comparativo com o mês anterior, mostraram perspectivas para os próximos 6 meses que traduzem estabilidade, exceto a intenção de investimento, que ficou abaixo da margem dos 50 pontos. Os indicadores de Nível de atividade, Compras de insumos e matérias-primas e Número de empregados ficaram exatamente na margem dos 50,0 pontos, após queda de 5,7 pontos, 3,3 pontos e 5,7 pontos, respectivamente. Já o indicador de Novos empreendimentos e serviços, apesar da redução de 4,2 pontos, permanece acima da margem dos 50 pontos, com 53,8 pontos. Apesar do recuo, os indicadores de expectativa de Compras de insumos e matérias-primas, Novos empreendimentos e Número de empregados foram maiores que seus níveis registados em agosto de 2018.

O índice de intenção de investimento (compras de maquinário, pesquisa e desenvolvimento e inovação de produto ou processo) diminuiu 7,1 pontos em agosto, atingindo 41,1 pontos, situando-se 3,4 pontos acima da média histórica do indicador. O índice varia de 0 a 100 pontos e quanto maior o valor, maior a disposição para fazer investimentos.

Mais detalhes sobre Sondagem Industrial, Sondagem Indústria da Construção e o ICEI estão disponíveis no site do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) na página: nie.fies.org.br

Publicações

Guia de Oportunidades para Investidores

Guia - Serviço de Apoio ao Investidor

Análise da Balança Comercial Sergipana - 1º Trimestre de 2024

Análise de Balança Comercial Sergipana - Setembro 2018
veja mais

Acompanhe o Sistema FIES nas Redes Sociais

Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 826
Centro Administrativo Dr. Augusto Franco - Edf. Albano Franco - 3° andar
Aracaju/SE - CEP: 49.081-015
Tel. (79) 3226-7418

©2013 NIE. Direitos reservados. Acesso SGW