Notícias

Aracaju - 11/10/19

Sergipe registrou queda de 5,7% na produção de petróleo em agosto

Produçãopetroleo_ago19.jpg

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), mostrou que a produção de petróleo no estado, em agosto deste ano, foi de 441,2 mil barris equivalentes de petróleo (BEP), situando-se 5,7% abaixo da produção do mês anterior, julho deste ano. Já no comparativo com agosto do ano passado, notou-se retração de 21,5% na produção.

Extração de Petróleo em terra e mar

Do total produzido no oitavo mês do ano, 81% ou pouco mais de 357,5 mil barris (BEP) foram extraídos em terra.  Para esse tipo de produção, em termos relativos, observou-se aumento de 10% na comparação com julho deste ano. Em relação ao volume produzido em agosto de 2018, notou-se recuo de 11,3%.

Por outro lado, a produção no mar, respondeu por 19% da produção total, atingindo 83,7 mil barris. Em termos comparativos, verificou-se queda significativa de 41,4% em relação ao último mês de julho. Quando comparado com agosto do ano passado, a queda registrada é de 47,2%.

Produção de Gás em agosto/2019

A produção de gás natural, em agosto do ano corrente, ficou acima dos 233 mil barris equivalentes de petróleo (BEP). Em termos relativos, houve queda significativa de 37% na comparação com o mês antecedente (julho/2019). Em relação ao mês de agosto do ano que findou, a retração observada foi de 44,7%.

Produçãogas_ago19.jpg

A produção em mar permaneceu sendo a principal fonte de produção, totalizando 211 mil barris, abarcando 90,3% do total produzido no estado, ao passo que a produção terrestre foi de pouco mais de 22,6 mil barris, representando 9,7% da produção.

Campo de Piranema

As quedas mais intensas em agosto ocorreram nos campos de exploração em mar (offshore), afetando mais a produção de gás do que a de petróleo, uma vez que a maior parte da produção de gás é proveniente do mar. A extração do petróleo em Sergipe, por sua vez, ocorre na maior parte em terra (onshore).

Dentre os campos de exploração em mar, o campo de Piranema destaca-se na produção marítima de gás em Sergipe por sua participação mensal que corresponde a mais de 60% da produção offshore do estado, já tendo alcançado percentual de 80,07%, ao analisar os anos de 2018 e 2019. Mesmo na produção offshore de petróleo do estado, esse percentual mensal de participação mostra-se significativo, correspondendo a mais de 50%, no mesmo período, já tendo apresentado participação de 78,7%. Consequentemente, as alterações na produção de petróleo e gás desse campo impactam fortemente na produção total de Sergipe, em especial na produção total de gás.

Assim, a redução da produção de petróleo e gás registrada em agosto do ano corrente pode estar atrelada à notícia de março de 2018 de descomissionamento do campo de Piranema. Ao analisar os anos de 2018 e 2019, verificou-se que Piranema tem apresentado queda na produção de petróleo e de gás, com exceção de somente três meses, tendo intensificado a queda nos dois últimos meses (julho e agosto de 2019).

Publicações

Guia de Oportunidades para Investidores

Guia - Serviço de Apoio ao Investidor

Análise da Balança Comercial Sergipana - Fevereiro de 2024

Análise de Balança Comercial Sergipana - Setembro 2018
veja mais

Acompanhe o Sistema FIES nas Redes Sociais

Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 826
Centro Administrativo Dr. Augusto Franco - Edf. Albano Franco - 3° andar
Aracaju/SE - CEP: 49.081-015
Tel. (79) 3226-7418

©2013 NIE. Direitos reservados. Acesso SGW