Artigos

Aracaju - 06/10/14

A ECONOMIA DO NORDESTE CRESCE 3,3% NOS ÚLTIMOS DOZE MESES

As regiões brasileiras têm sido atingidas em graus bem diferentes pelo agravamento do cenário da economia mundial desde meados de 2011. O nível de atividade em doze meses de julho de 2014 da região Nordeste é 11,4% superior ao de três anos atrás, enquanto o da região Sudeste se situa em julho de 2014 tão somente 4,6% acima do resultado de julho de 2011. Ou seja, nos últimos três anos, período em que a economia brasileira apresentou taxas de crescimento reduzidas, o Nordeste vem crescendo mais do que o dobro da região Sudeste. Diante da inexistência de cálculos atualizados para os PIBs dos estados e regiões, as taxas apresentadas são relativas ao Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC).  

Nos últimos doze meses, na série do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-R) que compara com doze meses anteriores, a economia da região Nordeste não apenas registrou o crescimento nada desprezível de 3,3% como vem apresentando desde o início do ano de 2014 uma retomada do ritmo de expansão, em desempenho oposto ao que vem ocorrendo com a economia da região mais industrializada.

Autor: Prof. Dr. Ricardo Lacerda

Publicações

Guia de Oportunidades para Investidores

Guia - Serviço de Apoio ao Investidor

Análise da Balança Comercial Sergipana - Setembro 2018

Análise de Balança Comercial Sergipana - Setembro 2018

Parceiros

Boletim Sergipe Econômico

Edição- Junho 2017

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) sentiram a necessidade de lançar um boletim de indicadores econômicos para subsidiar o debate sobre o desenvolvimento do Estado.
saiba mais

Acompanhe o Sistema FIES nas Redes Sociais

Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 826
Centro Administrativo Dr. Augusto Franco - Edf. Albano Franco - 3° andar
Aracaju/SE - CEP: 49.081-015
Tel. (79) 3226-7418

©2013 NIE. Direitos reservados. Acesso SGW