Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE, apontou que o volume de vendas do comércio varejista sergipano obteve, no segundo mês do ano, variação positiva de 4,9%, enquanto que a receita nominal apresentou variação positiva de 1,2%. Ambas as variações são em relação ao mês anterior (janeiro/2012), com ajuste sazonal. Nesse comparativo também se observou que as vendas no comércio, do estado, assinalaram o terceiro melhor desempenho do país, menor apenas que as variações de Alagoas (8,3%) e Amapá (5,0%).
Na comparação com fevereiro do ano passado, verificou-se que as vendas avançaram 10,2%, enquanto que a receita nominal do comércio mostrou expansão de 14,9%.
No ano, as vendas acumulam alta de 5,0% e a receita nominal de 9,5%, frente ao primeiro bimestre do ano anterior. Analisando a variação acumulada nos últimos 12 meses (março/2011 a fevereiro/2012), as vendas e a receita nominal demonstram acréscimos de 0,8% e 4,8%, respectivamente.
Desempenho regional
Entre os estados nordestinos, a maior variação nas vendas, no comparativo anual, foi nos estados do Maranhão (13,6%) e Piauí (13,3%). Já para as receitas, o Piauí se destacou (17,5%), sendo seguido pelo Maranhão (17,2%).
O comércio sergipano, nessa base de comparação, situou-se na quinta colocação no que tange ao desempenho das vendas na região. Para a receita nominal, o estado apresentou o quarto melhor resultado, empatado com o estado de Pernambuco.