Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP), mostrou que a comercialização total de combustíveis em Sergipe, em janeiro deste ano, apresentou redução de 6,3% quando comparado com o mês anterior (dezembro/2011).
O volume total de combustíveis vendidos chegou a 68,3 milhões de litros. No entanto, apesar da redução no comparativo mensal, houve elevação de 3,8% nas vendas quando confrontado com janeiro de 2011.
As vendas da Gasolina Tipo C também recuaram no primeiro mês do ano em relação a dezembro do ano passado. A comercialização do combustível atingiu 27,5 milhões de litros, em janeiro, apresentando leve retração de 4,9%. Entretanto, as vendas se mostraram 16,8% superiores às vendas de janeiro do ano anterior.
Para o óleo diesel, combustível muito utilizado na movimentação de cargas no estado, apurou-se uma variação negativa de 7,3% nas vendas, entre janeiro e dezembro últimos. Já em relação a janeiro do ano passado, houve alta de 8,2%. A comercialização deste combustível totalizou 29 milhões de litros no mês analisado.
O etanol hidratado (o chamado álcool puro, aquele que não é misturado à gasolina) assinalou queda de 4,5% nas vendas, quando confrontado com o mês anterior. Vale ressaltar que as vendas vêm registrando quedas sucessivas quando se compara com o mesmo período do ano anterior desde 2010. A retração registrada em janeiro deste ano foi de 44,2% em relação a janeiro de 2011.