Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Abegás, apontou que foram consumidos, em abril deste ano, uma média de 170,1 mil metros cúbicos (m³) de gás, diariamente, pelas indústrias sergipanas.
O consumo industrial de gás foi 3% menor que o consumo do mês de março de 2012. Entretanto, o consumo apresentou elevação no comparativo anual, sendo 15% maior que o volume consumido no mesmo mês do ano passado (abril/2011).
O consumo total diário de gás totalizou 265,3 mil metros cúbicos (m³) no estado, redução de 2,9% em relação ao mês anterior. Em comparação a abril de 2011, no entanto, houve expansão de 9,4%.
Consumo de gás por segmento
Analisando por segmento, o consumo nas indústrias continuou apresentando maior participação, sendo seguido pelo consumo automotivo (postos). Em conjunto, estes segmentos responderam por mais de 95% do total de gás consumido em Sergipe.
A parcela consumida pelo segmento veicular somou 85,9 mil m³/dia, assinalando leve recuo de 2,2% em relação a março último. Na análise anual, o consumo esteve praticamente estável, com aumento de apenas 0,5% sobre o mesmo mês do ano anterior.
Nas residências e no comércio, o volume consumido foi de 2,4 e 2,3 mil m³/dia, nessa ordem. Para as residências, este consumo sofreu redução de 4%, enquanto para o comércio houve elevação de 4,5%, ambas variações em relação ao mês anterior. Em relação ao mesmo mês do ano passado (abril/2011), o consumo residencial e comercial elevaram-se 33,3% e 43,8%, respectivamente.