Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do MTE, indicou que, no décimo primeiro mês deste ano, o estado apresentou um saldo (total de admissões menos total de desligamentos) positivo de empregos formais de 37 vagas.
No mês analisado, o destaque foi para o comércio sergipano, que criou 568 novos postos de trabalho, impulsionado pelas vendas de final de ano. Do lado oposto, a indústria de transformação registrou uma redução de 432 postos de trabalho no mês, enquanto que no mesmo mês do ano anterior o setor havia criado quase mil novas vagas.
Até novembro de 2015, Sergipe ainda acumula saldo negativo de empregos formais, tendo reduzido 3.433 vagas de trabalho. Deste total, grande parte das vagas foram reduzidas do setor da construção civil, que apresentou uma contração de 1.359 empregos, de janeiro a novembro de 2015.
Entre os municípios sergipanos com mais de 30 mil habitantes, destacam-se na criação de empregos, no mês de novembro deste ano, as cidades de Aracaju (259), Simão Dias (93) e Capela (72).
*É importante ressaltar que os dados do MTE podem sofrer variações devido a ajustes no lançamento dos registros de emprego, modificando o estoque final.
Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 826
Centro Administrativo Dr. Augusto Franco - Edf. Albano Franco - 3° andar
Aracaju/SE - CEP: 49.081-015
Tel. (79) 3226-7418
©2013 NIE. Direitos reservados. Acesso SGW