Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, revelou que o setor de serviços em Sergipe, em junho deste ano, apresentou retração de 2,8% no volume de serviços prestados, em relação ao último mês de maio, na série com ajuste sazonal (método utilizado para uniformizar os períodos de comparação). Em relação a junho do ano passado, o volume de serviços apresentou queda de 2,3%.
Mesmo com as quedas registradas, o volume de serviços encerrou o primeiro semestre do ano 1,4% acima do verificado no mesmo intervalo de 2018.
A Pesquisa Mensal de Serviços - PMS tem como objetivo produzir indicadores que permitam o acompanhamento da evolução conjuntural do setor de serviços empresariais não-financeiros e de seus principais segmentos.
Receita nominal em junho/19
A receita nominal dos serviços, no mês analisado, apresentou queda de 3%, em relação ao mês anterior (maio/2019), na série ajustada. No comparativo com junho do ano que findou, verificou-se baixa de 0,2%.
De janeiro a junho de 2019, a receita nominal dos serviços situou-se 3,3% acima do verificado no mesmo período de 2018.
Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 826
Centro Administrativo Dr. Augusto Franco - Edf. Albano Franco - 3° andar
Aracaju/SE - CEP: 49.081-015
Tel. (79) 3226-7418
©2013 NIE. Direitos reservados. Acesso SGW