A Sondagem Industrial de Sergipe elaborada pelo Núcleo de Informações Econômicas (NIE), da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), revelou que a confiança do empresário industrial sergipano permaneceu acima da sua média histórica. O ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial, em janeiro de 2022, alcançou 57,0 pontos, em Sergipe, após crescimento de 2,0 pontos, na comparação com dezembro último.
No comparativo com janeiro de 2021, o ICEI situou-se 1,1 ponto abaixo do observado naquele período. Em relação à média histórica do índice (56,3 pontos), o valor registrado em janeiro deste ano ficou 0,7 ponto acima.
Os indicadores apresentados na pesquisa variam no intervalo de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam evolução positiva ou otimismo, já os valores abaixo desta linha divisória, apontam evolução negativa ou pessimismo.
O Indicador de Condições, que reflete as condições atuais da economia, teve queda de 1,8 ponto, em relação ao mês anterior, permanecendo abaixo da margem dos 50 pontos (40,5). O Indicador de Expectativas ficou em 65,2 pontos, o que denota expectativas bastante positivas dos empresários.
Sondagem Industrial em dezembro/21
Os dados da Sondagem apontaram ainda que, em dezembro de 2021, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) das empresas recuou 1,0 ponto percentual em relação a dezembro de 2020, alcançando 63%. No comparativo com novembro de 2021, o índice é 7,0 pontos inferior. Os indicadores de volume de produção e de evolução do emprego revelaram redução, com 40,1 pontos e 45,4 pontos, respectivamente.
A elevada carga tributária e a falta ou alto custo da matéria prima foram consideradas pelas empresas sergipanas como os dois principais problemas enfrentados, no 4º trimestre de 2021. Este problema foi apontado por 46,1%5 das empresas participantes da pesquisa.
Contudo, os empresários sergipanos mostram-se otimistas, para os próximos seis meses, nos quesitos: Demanda por produtos (56,5 pontos), Quantidade exportada (70,2 pontos) e Compras de matérias-primas (50,5 pontos).
Mais detalhes sobre Sondagem Industrial e o ICEI estão disponíveis no site do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) na página: nie.fies.org.br