Análise realizada pelo Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), indicou que as vendas totais de combustíveis em Sergipe, no mês de junho, totalizaram aproximadamente 63,7 milhões de litros, assinalando crescimento de 11,9% quando comparado a junho de 2021. Em relação ao mês imediatamente anterior (maio/2022), as vendas reduziram 8,1%.
As vendas totais de combustíveis – objeto da análise – englobam as vendas, em litros, de gasolina, etanol hidratado, óleo diesel e querosene de aviação.
Combustíveis comercializados em junho/2022
No mês analisado, observou-se que foram vendidos aproximadamente 30,0 milhões de litros de gasolina. Em termos relativos, não ocorreu variação na venda desse destilado de petróleo quando comparado com junho de 2021. Já em relação ao mês de maio último, verificou-se decréscimo de 1,9%.
No tocante ao óleo diesel, foram comercializados cerca de 29,6 milhões de litros. Em termos comparativos, verificou-se uma retração de 13,9%, em relação ao mês imediatamente anterior (maio/2022). Já na comparação com junho de 2021, observou-se acréscimo de 24,7%.
Para o etanol hidratado, notou-se crescimento de 25,6% nas vendas em comparação com junho de 2021. Já em relação ao mês de maio último, observou-se decréscimo de 9,6%. Em termos de volume, as vendas somaram quase 2,7 milhões de litros, no mês analisado.
O querosene de aviação, combustível utilizado pelas aeronaves, totalizou pouco mais de 1,4 milhão de litros em vendas, mantendo-se estável em relação às vendas realizadas no mês imediatamente anterior (maio/2022). Já no confronto com junho de 2021, registrou um acréscimo de 38,6%.