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Aracaju - 09/02/24

Capital sergipana assinalou inflação de 0,73%, no primeiro mês do ano

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Análise realizada pelo Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que, em janeiro deste ano, a capital sergipana teve inflação de 0,73%, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA.

O objetivo desse índice é acompanhar a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte. Para essa pesquisa foram comparados os preços coletados entre 30 de dezembro de 2023 e 29 de janeiro de 2024 (referência) com os preços vigentes no período de 01 de dezembro a 29 de dezembro de 2023 (base).

Registre-se ainda que o índice é calculado para a cidade de Aracaju e outras quinze capitais e regiões metropolitanas do país.

Cesta de produtos analisados pelo IPCA

Em Aracaju, no período analisado, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados para medir o comportamento dos preços, dois apresentaram variação negativa de preço, com destaque para o grupo de Comunicação que registrou deflação de 0,20%. Em seguida, ficou o grupo de Vestuário (-0,13%).

Por outro lado, dos sete grupos que assinalaram aumento de preços para o mesmo intervalo, destacou-se o grupo de Alimentação e bebidas ao registrar inflação de 1,70%. Em seguida ficaram os grupos de Artigos de residência (+1,47%), Despesas pessoais (+0,93%), Educação (+0,88%), Habitação (+0,58), Saúde e cuidados pessoais (+0,42%) e Transportes (+0,13%). 

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Inflação de 0,84% na cesta de quem recebe até 5 salários, em Aracaju

O IBGE também mensura, em Aracaju, a variação de preços da cesta de consumo de famílias com rendimento de 1 a 5 salários mínimos, sendo o chefe da família assalariado.

Para esse público, a pesquisa é feita através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que registrou inflação de 0,84%, em janeiro de 2024, verificou-se redução de preço em dois dos nove grupos de produtos e serviços analisados, são eles: Comunicação (-0,27%) e Vestuário (-0,10%). O intervalo de comparação é o mesmo do IPCA descrito acima.

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