Análise realizada pelo Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, revelou que, em agosto, o setor de serviços em Sergipe apresentou redução de 4,5% no volume de serviços prestados, em relação ao último mês de julho, na série com ajuste sazonal (método utilizado para uniformizar os períodos de comparação). Na comparação com agosto de 2023, o volume de serviços assinalou crescimento de 10,0%. Já no acumulado dos últimos doze meses, foi registrado crescimento de 4,3%.
A Pesquisa Mensal de Serviços - PMS tem como objetivo produzir indicadores que permitam o acompanhamento da evolução conjuntural do setor de serviços empresariais não-financeiros e de seus principais segmentos.
Receita nominal em agosto/2024
A receita nominal dos serviços, no mês analisado, assinalou decréscimo de 3,7% em relação ao mês anterior, julho último, na série ajustada. No comparativo com agosto de 2023, registrou aumento de 18,0%. Por sua vez, a variação acumulada nos últimos doze meses da receita nominal apontou crescimento de 10,0%.