Análise realizada pelo Observatório da Indústria do Sistema FIES, com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, apontou que as vendas do comércio varejista ampliado sergipano, em janeiro de 2025, assinalaram um decréscimo de 2,3%, em relação ao mês imediatamente anterior (dezembro/2024), na série com ajuste sazonal (método que uniformiza os períodos de comparação). No comparativo com janeiro de 2024, observou-se uma redução 2,8%. Já no acumulado dos últimos doze meses, foi registrado um crescimento de 5,7%.
As vendas e a receita nominal do comércio varejista ampliado abrangem as atividades do varejo restrito, as vendas de material de construção e o comércio de veículos, motos, partes e peças.
Em relação à receita nominal do comércio ampliado, verificou-se um decréscimo de 2,8%, na comparação com o mês antecedente, dezembro último, na série ajustada. Já na comparação com janeiro de 2024, registrou-se um acréscimo de 1,9%. A variação acumulada nos últimos doze meses apontou crescimento de 9,2%.
Desempenho do varejo restrito em janeiro/2025
As vendas do comércio restrito diminuíram 3,9% na comparação com o mês anterior, dezembro último, na série com ajuste sazonal. Já a receita nominal do comércio varejista restrito assinalou decréscimo de 3,3% na mesma comparação.
No comparativo com janeiro de 2024, as vendas do comércio restrito reduziram 2,0%, enquanto a receita nominal registrou crescimento de 3,1%.
Ao longo dos últimos doze meses, o comércio varejista restrito acumulou crescimento de 5,3% no volume de vendas e de 9,3% na receita nominal.