Notícias

Aracaju - 25/11/13

Brasileiros pretendem gastar menos nas compras de final de ano

Uma pesquisa realizada pela CNI – Confederação Nacional da Indústria – mostrou que os brasileiros pretendem gastar menos com as compras de final de ano em 2013. Do total de pesquisados, apenas 11% afirmaram que vão gastar mais que o total gasto no ano anterior, contra 40% que disseram que as compras, esse ano, serão reduzidas. Esta decisão dos brasileiros é reflexo, principalmente, do maior endividamento das famílias e da alta da inflação.

Geralmente, as pessoas costumam usar o 13° salário para fazer as compras natalinas. Este ano, porém, o cenário mudou. Segundo a pesquisa, mais da metade dos brasileiros pretendem usar o 13° salário para pagar as dívidas. Somente 18% deles vão destinar o salário extra para comprar presentes e produtos pessoais neste fim de ano, enquanto 15% pretendem investir na Poupança. Em menor percentual (14%) estão aqueles que usarão o 13° para viajar ou gastar nas férias. No tocante às compras de maior valor, como eletrodomésticos e móveis, a inflação é a grande vilã na redução das compras. Em seguida, a população pondera a compra desses bens analisando a sua renda pessoal e a renda familiar.

A pesquisa da CNI também quis saber o que os brasileiros acham da situação econômica do país e revelou que quase metade deles acha que a situação é regular, contra 21% que a consideram ruim ou péssima. Para metade deles não houve mudança na situação econômica do país nos últimos doze meses. Além disso, 38% dos entrevistados acha que situação do país melhorará no próximo ano, contra 14% que acham que a economia brasileira piorará.

Na análise regional, a Região Nordeste se configura da seguinte maneira: 9% dos nordestinos afirmaram que gastarão mais nas compras de fim de ano, estando abaixo das intenções de compra do Sudeste (13%) e igualando-se a região Sul (9%). Enquanto metade dos entrevistados da região Sudeste recebe o 13º salário, para o Nordeste este percentual cai para 28% e o que mais influencia na decisão de compra da região é a alta nos preços (inflação), escolhida por 21% dos respondentes. Ainda assim, metade da população nordestina avaliou a situação econômica do país como regular, sendo que 26% avaliaram como boa ou ótima. Segundo a pesquisa, quase 30% dos residentes do Nordeste estão mais (ou muito mais) endividados e, em geral, os brasileiros sentiram mais dificuldades com as despesas da casa e com os pagamentos das contas do cartão de crédito.

Para mais detalhes desta pesquisa, acesse: www.portaldaindustria.com.br

Publicações

Guia de Oportunidades para Investidores

Guia - Serviço de Apoio ao Investidor

Análise da Balança Comercial Sergipana - Maio de 2024

Análise de Balança Comercial Sergipana - Setembro 2018
veja mais

Acompanhe o Sistema FIES nas Redes Sociais

Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 826
Centro Administrativo Dr. Augusto Franco - Edf. Albano Franco - 3° andar
Aracaju/SE - CEP: 49.081-015
Tel. (79) 3226-7418

©2013 NIE. Direitos reservados. Acesso SGW