O Encontro

O V Encontro de Economia Aplicada de Sergipe (V EEA-SE), acontecerá nos dias 07 e 08 de agosto de 2023, e é fruto da parceria entre Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Laboratório de Economia Aplicada de Desenvolvimento Regional (LEADER), do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Economia (PPGE) e do Departamento de Economia (DEE).

O período pós-pandemia da Covid-19 tem sido tema de diversos congressos pelo mundo. É de suma importância discutir estratégias para a retomada do crescimento econômico sustentado. Não obstante, é essencial que essas discussões levem em conta diferentes escalas regionais, principalmente em regiões menos desenvolvidas como é o caso do Nordeste.

Desse modo, o Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Sergipe (PPGE/UFS) cumpre papel decisivo em relação à disseminação dos resultados provenientes dos estudos a serem apresentados no V EEA-SE. Vale ressaltar que o mestrado acadêmico em Economia, oferecido pelo PPGE iniciou suas atividades no segundo semestre de 2015. A realização deste evento por parte do Programa constitui-se em um dos eixos estratégicos para a sua consolidação. Portanto, a realização do V Encontro de Economia Aplicada de Sergipe é fundamental para promover a interação do programa de mestrado em Economia da UFS com outras instituições de pesquisa locais e com as demandas do Estado e do setor empresarial em Sergipe. Além disso, busca-se com este evento o estabelecimento de mecanismos de divulgação do PPGE e seus grupos de pesquisa perante a comunidade de pesquisa e a sociedade.

Durante os dois dias de conferência, haverá quatro sessões temáticas para apresentação dos artigos submetidos pelos participantes, uma mesa redonda sobre “Pós-pandemia em Sergipe e estratégias de retomada do crescimento”, uma palestra ministrada por um pesquisador reconhecido nacionalmente e um minicurso sobre ciência de dados.

Para mais informações entrar em contato por e-mail leader.economia@gmail.com.